Itamaraty convoca embaixadora da Espanha para cobrar medidas após caso de racismo contra Vinicius Jr.
Por Lucas Holanda
Após os recentes caso de racismo contra Vinicius Jr., o governo Lula transformou os atos racistas contra o jogador do Real Madrid em um gesto diplomático de repúdio. O Itamaraty convocou a Embaixada da Espanha para transmitir a posição do Brasil em relação ao ocorrido.
Lula chegou a se manifestar em favor do atleta em suas redes sociais durante o fim de semana, enquanto participava da Cúpula do G7. “Não podemos permitir que o fascismo e o racismo tomem conta dentro de um estádio de futebol”, afirmou o presidente durante entrevista coletiva após a reunião com o G7.
O governo brasileiro insiste que esses atos, que aconteceram contra o atleta, não podem continuar impunes. A falta de punição aos casos recentes de disseminação de ódio sofrida pelo brasileiro, fez com que o Ministério de Relações Exteriores convocasse Mar Fernández-Palacios, embaixadora da Espanha, para questionar as medidas que serão adotadas.
O Itamaraty irá cobrar respostas da representante espanhola quanto aos problemas de racismo que ocorrem no país, alegando que o problema não se limita apenas ao jogador do Real Madrid. Atualmente o racismo não se encontra no Código Penal da Espanha, ele é considerado um motivo para o crime de delito de ódio.
Foto: Reprodução Governo Federal