A Fantasia do tabaco orgânico
Por Luíza Quintanilha
O fumo é uma problemática existente na sociedade e para a saúde de todos aqueles que possuem o vício. Atualmente, o tabaco orgânico tem feito sucesso entre os jovens, com a proposta de ser algo mais natural, tem passado desapercebido e enganando muita gente. O que muitos não sabem, é que estudos já apontam para os malefícios do tabaco orgânico.
O tabaco é uma planta e por meio dela é extraída a nicotina, que possui um alto número de substâncias tóxicas, como a terebentina, amônia e outros. Segundo um estudo da American Cancer Society, as pessoas que consomem o tabaco orgânico têm um risco maior de desenvolverem diversos tipos de câncer, como o de boca, garganta, esôfago e outros.
A situação é alarmante, pois as estrelas da noite ainda são o tabaco e agora os cigarros eletrônicos com seus inúmeros sabores, grande atrativo que conquistou os jovens ao redor do mundo. Em uma geração que conversa com a ansiedade diariamente, o fumo se tornou um grande aliado, que, rapidamente, se torna um vício.
É necessário que campanhas contra o tabagismo e os cigarros eletrônicos ilustrem sobre os malefícios para a saúde humana. O primeiro passo é entender o porquê dessa necessidade de fumar. Cortar a relação entre o fumo e o prazer será essencial, segundo especialistas para que isso aconteça será necessária a construção de uma rotina saudável, com uma alimentação regrada e praticar exercício físico diariamente.
Foto: Ana Branco / Agência O Globo