De olho no clima, americanos celebram hoje o Dia da Marmota
A tradição que ganhou o mundo através do filme “O feitiço do Tempo” acontece hoje. Na cidade do estado da Pensilvânia com o impronunciável nome de Punxstawney, senhores vestidos a caráter esperam que Phil (sim, a marmota tem nome) acorde de sua hibernação e saia da toca.
Segundo a crença, se Phil não enxergar a própria sombra, significa que a primavera não vai demorar a aparecer. Caso contrário, pelo menos mais seis semanas de frio.
As origens do dia da marmota remontam há muito tempo. Tem origem na cultura celta pré-cristã e chegou nos Estados Unidos através de imigrantes holandeses, em meados do século 19. Aliás, na Europa o vidente não era uma marmota e sim um texugo.
Mas a vida da marmota nem sempre foi glamorosa. Até o início do século passado, após fazer sua previsão o roedor era devidamente assado e servido como almoço, dando continuidade as comemorações.
O nome Phil surgiu em 1960, em homenagem a um folclórico rei Phillip da Alemanha, nunca encontrado nos livros de história. De lá pra cá, Phil, em suas múltiplas reencarnações (a vida média de uma marmota é de seis anos), segue ganhando fama, principalmente após o filme estrelado por Bill Murray. Já visitou a Casa branca, participou do programa da Oprah e ganhou inclusive genéricos, como Chuck (Staten Island, Nova York), Pierre C. (Louisiana) e Porco Apito (Ohio).
Foto: CNN